MODELO DE RELATÓRIO DAS ATIVIDADES
Noções Gerais
Relatórios são documentos descritivos de resultados obtidos em pesquisa, eventos, atividades, experiências ou serviços. Elaborados com finalidade de serem apresentados para apreciação de professores, devendo ser sistemáticos e dirigidos ao especialista da área com conclusões e recomendações do assunto.
O relatório de atividades deve em primeiro lugar, retratar o que foi realmente realizado no experimento, sendo de fundamental importância a apresentação de um documento bem ordenado e de fácil manuseio. Além disso, deve ser o mais sucinto possível e descrever as atividades experimentais realizadas, a base teórica dessas atividades, os resultados obtidos e sua discussão, além da citação da bibliografia consultada.
O relatório deve ser redigido de uma forma clara, precisa e lógica. Redija sempre de forma impessoal, utilizando-se a voz passiva no tempo passado. Ex. a massa das amostras sólidas foi determinada utilizando-se uma balança.
Devem ser evitados expressões informais ou termos que não sejam estritamente técnicos (Não utilize em hipótese alguma adjetivo possessivo, como por exemplo, minha reação, meu banho, meu qualquer coisa). É bastante recomendável, efetuar uma revisão do relatório para retirar termos redundantes, clarificar pontos obscuros e retificar erros no original.
Estrutura
1.Capa: consta do nome da instituição, disciplina, nome do professor, título do trabalho, nome do aluno, série/Turma, local e data.
2. Identificação: Caracterização do relatório.
a) Responsável: nome do autor do relatório.
b) Local: menciona onde se realizou a atividade.
c) Período de Execução: registra o período (dia/mês/ano) de início e término da atividade. Em casos de palestras, seminários, congressos, etc elucidar a carga horária do evento.
3. Título: resume a idéia do trabalho. O nome do evento ou atividade.
OBS: Observar no fim do documento um modelo proposto referente aos itens 1, 2 e 3.
4. Objetivos: Descrever qual (ais) o (s) objetivo (s) a serem alcançados durante a atividade ou evento.
5. Programação: Elencar o roteiro das atividades e/ou acontecimentos durante o evento ou atividade.
6. Texto: É um texto corrido, não sendo necessário a identificação dos pontos a, b, c e d (abaixo). Eles são apenas didáticos e servem para orientar o discente no momento da elaboração.
a) Introdução: Parte inicial do texto onde se expõe o assunto como um todo. Informações sobre o contexto e a importância do assunto ou atividade.
Apresentar os pontos básicos do estudo ou atividades desenvolvidas, especificando as principais aquisições teórico-metodológicas, referentes às técnicas empregadas. Neste item é dado um embasamento teórico do experimento descrito. Para situar o leitor naquilo que se pretendeu estudar no experimento. A literatura é consultada, apresentando-se uma revisão do assunto. Normalmente, as citações bibliográficas são feitas por números entre parênteses e listadas no final do relatório. Lembrar que a introdução não é uma cópia da literatura. Não copie os textos consultados, para isso basta uma máquina de fotocópias. A introdução deve conter no máximo 5 parágrafos e não exceder a 400 palavras.
b) Parte Experimental (ou Materiais e Métodos): sintetiza o conteúdo das atividades realizadas, apresentando os principais pontos abordados durante a mesma.
Descrição detalhada do experimento realizado, dos métodos analíticos e técnicas empregadas, bem como descrição dos instrumentos utilizados. Este item precisa conter elementos suficientes para que qualquer pessoa possa ler e reproduzir o experimento no laboratório. Preferencialmente dividir em dois subitens: Materiais e Reagentes, e Procedimento Experimental.
Utilizam-se desenhos e diagramas para esclarecer sobre a montagem de aparelhagem. (NÃO é necessário constar esta parte). Não deve incluir discussão de resultados.
C) Resultados e Discussão
Esta é a parte principal do relatório, onde serão mostrados todos os resultados obtidos, que podem ser numéricos ou não. Deverá ser feita uma análise dos resultados obtidos, com as observações e comentários pertinentes.
Em um relatório desse tipo espera-se que o aluno discuta os resultados em termos dos fundamentos estabelecidos na introdução, mas também que os resultados inesperados e observações sejam relatados, procurando uma justificativa plausível para o fato. Em textos científicos utilizam-se tabelas, gráficos e figuras como suporte para melhor esclarecer o leitor do que se pretende dizer. (NÃO é necessário constar esta parte).
d) Conclusão: Apresenta os avanços acadêmicos que a atividade proporcionou para o discente e a sociedade com um todo.
Neste item deverá ser feita uma avaliação global do experimento realizado, são apresentados os fatos extraídos do experimento, comentando-se sobre as adaptações ou não, apontando-se possíveis explicações e fontes de erro experimental. Não é uma síntese do que foi feito (isso já está no resumo) e também não é a repetição da discussão.
7. Anexos: São documentos auxiliares tais como: tabelas, gráficos, mapas, organogramas, formulários, fotos, documentos, etc. A função dos mesmos é de enriquecer e/ou elucidar as informações contidas no corpo do relatório.
Obs: O anexo não é elemento necessário ao relatório, mas quando utilizado, deve estar citado no texto do relatório, entre parênteses. Os anexos, também são enumerados e postos em folha separada do corpo do relatório.
8. Referências
Listar bibliografia consultada para elaboração do relatório, utilizando-se as normas recomendadas pela ABNT:
Sobrenome do autor, iniciais do nome completo. Título do livro: subtítulo. Nº da edição. Local de publicação, casa publicadora, ano de publicação. Páginas consultadas.
Exemplo: Russel, J.B. Química Geral., 2° Ed., Vol. 1, São Paulo, Mc Graw-Hill, 1982.
E.E.E.F.M. HEITOR VILLA-LOBOS
Disciplina: Química.
Profª: Gabriela N. Pessôa.
AULA PRÁTICA SOBRE TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS
Nomes dos Autores:
Série/Turma:
Ariquemes/RO
2012