Objetivo |
Mostrar que experiências sobre combustão de uma vela que aparecem em livro didático dando como explicação o consumo de oxigênio estão erradas. |
Material |
Um copo de vidro. Uma vela . Um prato. Água. |
Procedimento |
Cole a vela no prato com um pouco de cera derretida. Coque água no prato, acenda a vela e cubra com o copo de vidro como mostra a figura abaixo. ![]() Figura 1 Depois de certo tempo, a vela começa apagar e a água começa a entrar no copo como mostra a figura abaixo: ![]() Figura 2 Muitas vezes a explicação que aparece no texto é que o oxigênio foi consumido e a água vai ocupar o espaço do oxigênio. Acontece que como disse Lavoisier: "Nada se perde, tudo se transforma." então o O2 foi transformado em CO2. Na realidade a água sobe dentro do copo porque ao colocarmos o copo sobre a vela, automaticamente aprisionamos uma certa quantidade de ar quente dentro do copo. A explicação de que o O2 foi consumido, que encontramos nos livros, muitas vezes e corroborada pelo fato da água subir dentro do copo aproximadamente 20% do volume deste ( Ver figura 3 ) e essa é aproximadamente a quantidade de O2 que existe no ar . O ar quente, que envolve a vela, vai resfriar-se na medida que a vela apaga, então a pressão dentro do copo vai ser menor e a água é empurrada para dentro do copo pela pressão atmosférica. A vela apaga porque não existe dentro do copo O2 para se transformar em CO2. ![]() Figura 3 |
2ª Experiência: Evidências de uma Reação Química |
Introdução |
Muitas vezes as reações químicas ocorrem sem que percebamos a primeira vista. Porém, alguns sinais podem ser evidências de que está ocorrendo reação química. Os sinais mais freqüentes são mudança de cor, borbulhação (liberação de gás), mudança ou formação de cheiro (odor), liberação de luz ou calor, etc. |
Materiais |
· Vinagre · Bicarbonato de sódio · 2 copos · Uma colher de chá |
Montagem e Manutenção |
Colocar o vinagre dentro do copo. Colocar o bicarbonato de sódio no outro copo. Pegar um pouco de bicarbonato com a colher e colocar no copo com vinagre. Observar o que acontece. |
Situação-Problema |
Quais os sinais que estão evidenciando esta reação química? |
As fórmulas são as seguintes:
* Bicarbonato de sódio: NaHCO3
* Vinagre (ácido acético): CH3COOH
A reação portanto será a seguinte:
* NaHCO3 + CH3COOH ---> CH3COONa + H2CO3
Explicação:
* O bicarbonato de sódio (NaHCO3) reage com o ácido acético do vinagre (CH3COOH) formando acetato de sódio (CH3COONa) e ácido carbônico (H2CO3).
* O ácido carbônico (H2CO3) é instável e se decompõe através da reação:
* Bicarbonato de sódio: NaHCO3
* Vinagre (ácido acético): CH3COOH
A reação portanto será a seguinte:
* NaHCO3 + CH3COOH ---> CH3COONa + H2CO3
Explicação:
* O bicarbonato de sódio (NaHCO3) reage com o ácido acético do vinagre (CH3COOH) formando acetato de sódio (CH3COONa) e ácido carbônico (H2CO3).
* O ácido carbônico (H2CO3) é instável e se decompõe através da reação:
H2CO3 ---> CO2 + H2O
3ª Experiência: Oxidação da Palha de Aço |
Objetivos |
Testar hipótese e verificar suposições. Essa atividade pode ser feita individualmente. |
Introdução |
Esse experimento permite que o aluno, verifique se a água é um fator importante, na formação da ferrugem na palha de aço. |
Material |
2 pedaços de palha de aço, 2 pires, um pouco de água da torneira. |
Montagem |
Coloque, no primeiro pires, um pedaço da palha de aço bem molhada em água. No segundo, o outro pedaço seco. |
Procedimento |
Depois de 1 hora, observe se houve alguma modificação. Continue a observar ao longo do dia. |
Observações |
Veja se apareceu uma região avermelhada, que é a ferrugem. |
Questões |
Analise os resultados e tire suas conclusões. |
Discussão |
Ao fim das observações o aluno deve concluir que a região avermelhada só aparece na palha molhada. E também que ele entenda que ele testou uma hipótese, para chegar a essa conclusão. |
4º Experiência: Combustão Completa do Papel |
Objetivos |
Testar hipótese e verificar suposições. Essa atividade pode ser feita individualmente. |
Introdução |
Esse experimento permite que o aluno, verifique que a combustão completa produz calor e chamas e se processa em ambiente rico em oxigênio. |
Material |
1 folha de papel, caixa de fósforos |
Montagem |
Ponha fogo no papel. |
Procedimento |
Faça este experimento em um local aberto e arejado, tendo cuidado para não se queimar e que nenhum material inflamável ou de fácil combustão esteja por perto na hora da experiência. |
Observações |
Observe a transformação da matéria (papel) em outro tipo de matéria (cinzas). |
Questões |
Analise os resultados e tire suas conclusões. |
Discussão |
Ao fim das observações o aluno deve concluir que a combustão completa do papel é um fenômeno químico ou reação química E também que ele entenda que ele testou uma hipótese, para chegar a essa conclusão. |
ROTEIRO DA AULA PRÁTICA REALIZADA NA ESCOLA HEITOR COM OS ALUNOS DO 1º ANO
Tema:
Determinação da Densidade das Substâncias
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A densidade é uma propriedade física, específica de cada substancia, através da qual é capaz diferenciar uma substância da outra.
Exemplos:
a) Mercúrio(Hg) = 13,6 g/cm3
b) Água (H2O) = 1,0 g/cm3
A densidade é a relação entre a massa de uma substância e o volume por ela ocupado, cujo cálculo é realizado pela fórmula:
d = m ; onde: d = densidade, m = massa e v = volume.
v
OBJETIVOS
1) Fazer medição de:
· Volumes de sólido;
· Volumes de líquidos;
· Massa de sólidos.
· Massa de líquidos.
2) Determinar:
· Densidade de substâncias sólidas e líquidas;
METODOLOGIA
MATERIAL UTILIZADO
· Proveta de 100 mL;
· Béquer de 100 mL;
· Balança digital;
· Óleo vegetal;
· Bastão de vidro;
· Água destilada;
· Pregos de ferro;
· Bloco retangular de madeira e;
· Régua.
PROCEDIMENTO
1 – DENSIDADE DO METAL FERRO
· Colocar na balança 10 unidades de prego, anotar a massa: m= ................g.
· Medir 20 mL de água destilada numa proveta.
· Colocar os pregos na água e anotar o volume deslocado: v= ................mL.
· Cálculo da densidade do ferro:
d= massa do prego/volume do prego = _______= ___________
2 – DENSIDADE DA MADEIRA
· Medir o bloco de madeira nas três dimensões:
Largura (L)=..................cm; Comprimento (l)=.............cm; Altura (h)=........cm.
Cálculo do volume (V)= L x I x h = ..........cm x ............cm x ..............cm= .............cm3.
· Pesar o bloco e anotar a massa: m= ................g.
· Cálculo da densidade da madeira:
d= massa da madeira/volume da madeira = _______= ___________ g/cm3.
3 – DENSIDADE DO ÓLEO VEGETAL
· Pesar um béquer de 100 mL: massa do béquer: m= ................g.
· Colocar 20 mL de óleo numa proveta.
Massa (béquer + óleo) = ...................g.
· Massa do óleo = Massa (béquer + óleo) – (Massa do béquer) =.....................g.
· Cálculo da densidade do óleo: d = m/v = __________ = .................g/mL.
4 – DENSIDADE DE UMA PEDRA
· Pesar na balança uma pedra, anotar a massa: m= ................g.
· Medir 50 mL de água destilada numa proveta.
· Colocar a pedra na água e anotar o volume deslocado: v= ................mL.
· Cálculo da densidade da pedra:
d=m/v = _______= ___________
QUESTIONÁRIO
1) Qual será a massa de uma amostra de 150 mL de urina, sabendo-se que sua densidade é 1,085 g/mL?
2) Qual o volume de uma substância que massa igual 18g e densidade 1,5 g/mL?